Causas da obesidade no Brasil

Causas da obesidade no Brasil

Causas da obesidade no Brasil

Causas da obesidade no Brasil Faça um exercício de observação. Ande em uma rua ou praça movimentada de sua cidade e observe a quantidade de pessoas obesas que passarão por ali. Aposto que vão ter mais do que você imaginou que encontraria, certo?

Por isso, a preocupação com a obesidade como uma questão de saúde e não apenas uma questão estética tem sido cada vez mais recorrente no Brasil. As causas para esse aumento são diversas. Desde comer calorias além do recomendado diariamente, pouca ou nenhuma atividade física, idade, fatores genéticos ou emocionais.

Já percebeu que boa parte das pessoas gostava mais do seu corpo quando estava na adolescência? Isso porque nessa fase passamos pelo estirão de crescimento, quando as pessoas ganham alguns centímetros e o peso corpóreo diminui.

Nessa fase também a prática de esportes é mais comum e os jovens se movimentam mais. Com o passar do tempo, as pessoas vão ficando com menos tempo para fazer exercícios, andam menos e gastam menos calorias, ao mesmo tempo que ingerem mais, isso se ela não usar suplementos como Quitoplan.

Assim, naturalmente o corpo vai acumulando mais gordura, enquanto o metabolismo vai ficando mais lento. É comum o ganho de alguns quilos a mais. Porém, se este ganho é exagerado e está prejudicando a saúde do indivíduo, é importante começar a tomar alguns cuidados e fazer uma mudança de hábitos.

Há algumas doenças que atrapalham a missão da perda de peso, como o hipertireoidismo. O hormônio reduz a ação do metabolismo, o que torna mais lenta a perda de peso, por isso sempre é bom usar remédios para emagrecer como alfacaps. O histórico familiar também pode fazer a missão de perder peso mais difícil. Se você tem pais, tios ou avós com obesidade, as chances de tê-la são grandes.

Vale a pena também olhar para dentro de si e ver se alguma coisa mudou. Você está fazendo menos exercícios físicos? Teve algum impacto emocional grande nos últimos tempos que o fez ficar mais ansioso ou depositar a ‘válvula de escape’ na comida?

Vale a pena descobrir a causa da obesidade antes de tentar combatê-la, assim a solução será mais acertada.

Há casos em que desde os primeiros anos de vida alguns indivíduos têm que lutar contra a balança. A Organização Mundial da Saúde estima que este seja um problema de saúde pública grave e que em 2010 existiam mais de 42 milhões de crianças com sobrepeso em todo mundo.

Quando mais cedo a obesidade chega, a tendência de adquirir algumas doenças fica ainda mais grave. Diabetes, colesterol alto, disfunções cardíacas e problemas articulares podem acometer os pequenos.

O mais grave é que isso diminui consideravelmente a estimativa de vida dessas crianças. Por isso, fazer mudanças o quanto antes são extremamente importantes.

Alguns estudos tentam descobrir as causas do problema. A Universidade do Colorado, nos Estados Unidos, afirma que o ‘vício’ por fast foods pode começar dentro da barriga da mãe. A alimentação dela tem forte influência na preferência do filho no futuro.

Por isso, é tão importante a mãe buscar uma dieta saudável enquanto gestante. Depois, o que interfere é a alimentação que os pais vão oferecer a este filho e como será a relação dele com a comida. Isso se forem descartados outros fatores que foram relacionados acima, como causas genéticas ou emocionais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *